domingo, 8 de novembro de 2009

S.O.S PARA O INSTITUTO SEPETIBA LTDA. RUA DR.ARI CHAGAS,231 SEPETIBA, RIO DE JANEIRO-RJ.

  • INTERESSES POLITIQUEIROS, DEMAGOGOS E OPORTUNISTAS SERÃO REPUDIADOS;
  • PRECISAMOS NOS UNIR E BRIGARMOS POR INTERESSES DA COLETIVIDADE;

    A IDÉIA INICIAL É O DE FAZERMOS UM DOCUMENTÁRIO QUE RETRATE A ATUAL CONDIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O INSTITUTO SEPETIBA. O CHAMADO ESTÁ ABERTO A TODOS QUE TIVEREM REALMENTE BOAS INTENÇÕES E BOA VONTADE DE PROTEGER AINDA QUE DE FORMA AMADORA O QUE RESTOU DO SONHO, DO ESFORÇO, DO TRABALHO, DA DEDICAÇÃO, DO AMOR, DA LUTA QUE OS BRAVOS E SAUDOSOS CARMO REIS NETO CARMO E INAIÁ WANDERLEY CARMO, OS NOSSSOS "TIOS CARMINHO E INAIÁ" , IDEALIZARAM POR TODA UMA VIDA E QUE FOI DESTRUIDO PELA GANÂNCIA INESCRUPULOSA DE (pessoas) SEM DIGNIDADE E PUDOR.







    A escada é o caminho e é através dos degraus que poderemos restabelecer a dignidade do lugar. Quem sobe a escada é você. Que se sente ofendido pelas agressões feitas naquele lugar. O lugar onde irá dar o final dessa escada irá depender exclusivamente de você, de mim que estou escrevendo neste blog, de todos vocês que irão acessar o blog e se manifestar. Quem passa pelo corredor é a andorinha... e ela faz o verão das mudanças. Ela juntamente com todas as outras andorinhas irão formar uma grande revoada que irá desestabilizar e derrubar o gavião...


    O gavião é aquele que permitiu que a direção dos problemas observados pela falta dos líderes, comprometessem a estrutura e levassem as condições atuais em que se encontra o lugar, e a se tornar tão degradado, destruído, tão desavergonhadamente ferido e devastado ante ao oportunismo dos vândalos e dos saqueadores desaculturados do nosso bairro.





















33 comentários:

  1. Depois de tudo que você disse, fica difícil, pois, você só esqueceu de falar o quanto o Instituto Sepetiba foi importante para nós sermos o que somos hoje, pessoas amadas e sociáveis. O que for necessário estou junto com vocês.

    ResponderExcluir
  2. É tão difícil quanto doloroso passar em frente à nossa história.Foi nesse hoje depredado lugar que começamos nossa vida em sociedade.Alguns desses chamados vândalos também tiveram ali uma história, porém foram seduzidos pela ganância e pelo amor ao seu próprio umbigo.

    ResponderExcluir
  3. Ai....tão difícil ver isso...uma boa parte da minha vida foi construída ali dentro!Dói tanto!

    ResponderExcluir
  4. Ana, Pode contar com o empenho da CORES nesta ação. Estamos juntos nesta luta!

    ResponderExcluir
  5. Como dói ver tudo isso...É deprimente,que tristesa...Como posso ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Estarei sempre presente, o INSTITUTO SEPETIBA fez parte de minha vida...

    ResponderExcluir
  7. Fico triste em ver o pouco caso que se faz com o trabalho de duas pessoas que se dedicaram toda a sua vida!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei sem palavras. Pois se eu sou alguma coisa hoje devo a esse colegio. E pricipalmente a esse casal que dou suas vidas por nós. Fico muito triste em ver o que contruimos com tanto trabalho fica desse modo horrivel. Vamos a luta pois esse e uma luta de todos nós que estudamos la.Eu visto essa camisa. Vamos luta. Eles merecem de tenho certeza que eles vão esta ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  9. É muito estranho vê o Instituto Sepetiba como está. Pensar que começou na igreja, depois para a Rua da Floresta e por fim nesse endereço. Com muito esforço e determinação dos Tios Carminho e Inaiá, as salas de madeira foram se transformando em alvenaria. E o sonho de dá oportunidade e educação em realidade. Muitos não podiam pagar, mas tinham o direito de aprender, como bolsistas. Cada aluno era reconhecido pelo nome e sobrenome. E os Tios Carminho e Inaiá sabiam a história de cada um.
    O sonho e a história... do Instituto Sepetiba se tornam um pesadelo em vê o colégio assim, abandonado!

    Márcio Carmo.

    ResponderExcluir
  10. Tive o prazer de ver minhas filhas darem os primeiros passos de sua vida estudantil nessa instituição, repleta de amor e solidificada pela paixão em Educar de seus proprietários e equipe...Com pesar vejo sua destruição e degradação.Se é possÍvel fazer algo é a hora ...Qual será a ação inicial???
    Mutirão,como sugeriu a magali??

    ResponderExcluir
  11. O instituto sepetiba marcou muito para mim, foi lá o que aprendi que um sonho pode ser descontruido por pessoas, que um sonho pode se tornar em algo desprezível mais com a ajuda de todos faremos esse sonho tornar-se realidade
    LOGO O INSTITUTO VOLTARÁ A ATIVA

    ResponderExcluir
  12. É muito triste essas imagens,o lugar onde eu fui acolhida com tanto amor e dedicação pelos seus fundadores,e ali eu ganhei uma segunda família meus amigos e companheiros.Ana precisamos resgatar o que estão tentando destruir.

    ResponderExcluir
  13. A idéia é essa: ganância, lucro.Não é interesse da autoridade institída em recuperar um prédio desses. Não é um "voto" a ser angariado. Nós que fomos testemunhas de sse lugar, em que tanto nos fez sorrir, nos fez pensar no futuro, nos obrigar hoje a lamentar esse passado.Lamento por tudo isso.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Estou disposto a entrar neste mutirão em prol do Instituto Sepetiba! Com serteza contem comigo!

    Meu e-mail: sanlpp@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Estou realmente chocado com a imagem do instituto sepetiba hoje, não sabia que estava assim. Estudei nesta escola e me lembro até hoje da blusa rosa que usávamos.

    ResponderExcluir
  18. como posso ser útil? gostaria de ajudar!
    como uma sábia colega disse, somos o que somos graças em grande parte ao que aprendemos nessa gigante instituição. Que hj se perde meio ao nada graças aos vândalos.
    rafael.lcampos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. são anos de indignação, e descrença de que realmente tenha chegado onde chegou.
    me procure, fazer um documental sobre nosso antigo colégio, é um desejo nosso em comun.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca estudei lá...mais lamento muito tudo q aconteceu ...Sepetiba perdeu muito com os acontecimentos..eu estudava no Educandario...mais fiz grandes amigos no Instituto...Tio Carminho e Tia Inaiá devem estar muito trite com o final de tanta luta q eles tiveram. LAMENTAVEL...
    Eduardo ZIMIRO.

    ResponderExcluir
  21. ESTUDEI LÁ E TENHO QUE DIZER QUE FOI OS MELHORES ANOS DA MINHA VIDA, AINDA CONSIGO LEMBRAR DOS PASSOS ASSUSTADORES DA TIA INAIA PELOS CORREDORES E DA VOZ ROCA DO SEU ARI CHAMANDO A NOSSA ATENÇÃO,SAUDADES...
    LEIDIANE ANJOS.

    ResponderExcluir
  22. E CHOCANTE VER ESSA IMAGENS, AS ESCADAS POR ONDE EU PASSEI, A SALA ONDE ESTUDEI,E A QUADRA JA NÃO SE RECONHECE, A FAIXADA QUE JA FOI ALEGRE CHEIA DE VIDA!!! ESTUDEI LA E PASSEI BOA PARTE DA MINHA INFANCIA E ADOLENCENCIA!! FUI FELIZ HOJE SO RESTA O NADA!!

    ResponderExcluir
  23. Gente, estou toda arrepiada e em choque com as imagens que acabei de ver. Estudei nesse colégio do primário até a conclusão do ginásio. Me lembro muito bem do quanto eu fui feliz naquele colégio. Me lembro também, com imensa saudades, da alegria que o tio Carminho e a tia Inaiá nos recepcionavam. Do professor Gaspar nos ensinando higiene com a lata de lixo. Do professor Sombra e suas aulas fora do colégio. Do professor Hector e seu sotaque. Da professora Carla, da professora Rosangela de educação fisica, da professora Albina, dos esporros do professor e coordenador, Ari. Nossa! Tantos professores me marcaram.... não só os professores mas os desfiles (que eu participava para ganhar pontos na média final.. rsrs), a tia Inaiá nos colocando em fila na quadra para cantarmos o hino nacional, a volta para casa no ônibus do colégio.... e a melhor: alguém lembra da tia loirinha??? Aquela moça que vendia doces na porta do colégio e que nós ficávamos com a kbça para fora da janela do ônibus gritando: Tia loirinhaaaaaaaaaaa, tia loirinha. Eu quero um camarãozinho..... rsrsrsrs. Putz! Eu lembro como se fosse hoje... E então, por onde começamos?? O que temos que fazer?? Eu estou dentro desta luta!!!!

    ResponderExcluir
  24. Poderia fazer uma festa um mutirão de todos os alunos do colégio de todas as idades, tentar convocar todos, agora seria muito mais facil com as redes sociais e ai um ia falando pro outro e quem sabe montar uma ONG e recuperar o instituto sepetiba todos tem lembranças maravilhosas de lá eu sou um que estudei minha vida toda lá desde o jardim até o segundo grau QUEM ME APÓIA???????????????????? OU ISSO SERIA LOUCURA !!!! EU ACHO QUE DARIA CERTO IMAGINA TODO MUNDO NA RUA DO VALÃO

    ResponderExcluir
  25. Invasão ao IS - Relembrando o passado glorioso
    (domingo, 2 de outubro de 2011 · 15:00 - 18:00)

    Que tal uma mega visita ao "esqueleto" do instituto?
    Sinta-se à vontade para convidar quem quiser e a levar suas máquinas e filmadoras, para que esse momento seja registrado por todos. Nos vemos lá?!

    ResponderExcluir
  26. Apóio qualquer idéia que vise a revitalização do Insituto Sepetiba, fiquei com nó na garganta, mês passado quando passei por lá, depois depois de tantos anos. Eu não sabia como estava. Fui uma surpresa chocante. Podem contar comigo. Só não sei o que devemos fazer. Divulguem!!!

    ResponderExcluir
  27. Me vieram lágrimas nos olhos, ao ver essas imagem,passei minha infância em Sepetiba fiz parte da turma da tia Marlene e Tia Tânia,lembro me perfeitamente do onibus que ia nos buscar, das festas de sinházinha....Não podemos deixar isso acontecer é a história indo embora, Por Favor, vamos salvá-lo! contem comigo!

    ResponderExcluir
  28. Não estudei lá,nem fui professora do IS. Mas me recordo de que,quando vim morar em Sepetiba, meus enteados estudavam lá e eu sempre ouvia falar bem da escola e dos professores. Todos amavam e respeitavam os 'tios" Carminho e Inaiá. O IS era um sonho deles,quem não sonhou junto não abraçou o projeto.
    Quem sabe,poderíamos transformar o prédio num Centro Cultural? Os nossos políticos mais próximos poderiam adotar a idéia.

    ResponderExcluir
  29. Estudei no Instituto desde o maternal até o 1° ano do segundo grau, saindo do colégio por não ter outro curso, além do científico. Tenho várias boas lembranças desse colégio, professores, alunos e seus diretores (Tios Carminho e Inaiá).Realmente, vendo essas imagens e lendo todos os relatos é de nos deixar em cacos. Muito triste mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Meu Deus, passei a minha infancia toda ai. Como eu ainda amo este lugar. E muito triste ver isso.
    Ainda lembro do meu primeiro dia de aula com a minha melhor amiga Bianca que dividiu o seu lanche comigo e a tia Isabel.
    Conte comigo, nao sei em que posso ajudar,mas conte comigo.

    ResponderExcluir
  31. doe ver minha linda escola assim,fico muito triste,meu sonho era que meus filhos estudassem lá,gostaria muito que alguém olhasse por minha escola,pena que nunca mais será o que um dia foi,saudades eternas,tia inaiá e tio carminho

    ResponderExcluir